Extracao de rochas
CONCEITUAÇÃO
Rocha ornamental é a denominação empregada para designar rochas que, “ após serragem, polimento e lustração, ressaltam características intrínsecas ( textura,estrutura, trama dos minerais, etc) conferindo-lhes grande beleza e permitindo seu uso em revestimentos, pisos e ornamentação” (Abreu et al, 1990). Tal nomenclatura distingue as rochas assim caracterizadas das “pedras ornamentais” termo que designa “ aquelas pedras passíveis de serem utilizadas como adornos e/ou peças decorativas in natura ou então trabalhadas sob as mais variadas formas” (Brandão et tal., 1991). Para fins comerciais, as rochas ornamentais subdividem-se em dois grandes grupos: granitos e mármores. O termo granito refere-se as rochas não-carbonáticas, de composiçãao silicatada, suscetíveis de polimento e empregadas como material de revestimento. Assim, parra a indústria, são considerados granitos as rochas graníticas e afins (granito propriamente dito, dioritos, granodioritos, sientitoa, etc, têm como minerais constituintes o quartzo e fedspato de dureza 7 e na escala de mohs respectivamente), como outras rochas de natureza geológicas diversa ( gnaisses, mignatitos, charnockitos, etc).
Por outro lado, Vidal (1995) faz referência aos “materiais sucedâneos”, ou seja, outras rochas ornamentais empregadas na construção civil (revestimento), porém não submetidas ao processo de desdobramento de blocos (serragem). Incluem-se em tais matérias rochas como ardósias, arenito, quartzitos, basaltos, gnaisses, etc, de forma que possam ser extraídas em forma laminada, ou utilizadas em revestimento, independentemente da referida forma.
O PROCESSO DE EXTRAÇÃO
Inicia-se com a realização de uma pesquisa de solo, onde se levanta o potencial e qualidade das rochas, dentre outras características. Esta etapa torna-se de fundamental importância para as etapas subseqüentes. Para começar deve ser feita por profissionais qualificados que baseados em critérios técnicos,