CARACTERÍSTICAS GEOLÓGICAS DOS DEPÓSITOS MINERAIS FORMA DO DEPÓSITO
FORMA DO DEPÓSITO
1. Ocorrência do minério:
Disseminado:minerais de minério finamente dispersos, a baixos teores,em grandes volumes de rochas.
Confinado:minerais de minério concentrados em um pequeno volume de rocha,altos teores.
2. Relação com a rocha hospedeira (rocha que contém o depósito):
Discordante:cortam as rochas e suas estruturas (acamamento, foliação)mais jovens que as rochas hospedeiras. veios chaminés (pipes) stockworks Concordante:posicionam-se paralelamente ao acamamento ou qualquer outra estrutura da rocha podem ser ou não mais jovens que as encaixantes.
Depósitos estratiformes
Depósito lenticular
Depósito estrato-ligado (stratabound)
DEPÓSITO MINERAL: ocorrência mineral existente no território nacional, incluindo a ZEE, que, pela sua raridade, alto valor específico ou importância, na aplicação em processos industriais das substâncias nelas contidas, se apresenta com especial interesse económico e como tal seja qualificada.
Combustível Fóssil
Gasolina, óleo diesel, gás natural e carvão mineral: exemplos de combustível fóssil
Conceito: Os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral, formados pelos compostos de carbono. São originados pela decomposição de resíduos orgânicos. Porém, este processo leva milhões de anos. Logo, são considerados recursos naturais não renováveis. São os mais usados no mundo para gerar energia elétrica e movimentar veículos
Energia Geotérmica
Usina Geotérmica: produção de energia elétrica a partir do calor da Terra
Conceito: Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.
Minério
Conceito: é o mineral com interesse econômico agregado. Sua exploração pode ser a céu-aberto ou subterrânea e acontece quando a extração é economicamente viável, ou seja, em locais com concentração anômala