extra o de cidos nucleicos
A extração e a purificação de ácidos nucléicos a partir de diversas amostras experimentais (bactérias, fungos, tecidos vegetais e tecidos animais) é uma etapa fundamental para se obter alta eficiência de amplificação nos protocolos que usam a reação em cadeia da polimerase (PCR). Essa técnica tem sido amplamente empregada em estudos moleculares, em razão da facilidade relativa com que é possível amplificar in vitro regiões específicas do genoma de qualquer organismo. A PCR possibilita a amplificação de seqüências de DNA que estejam presentes em misturas complexas e permite estudos de natureza variada, tais como desenvolvimento de métodos de diagnóstico altamente sensíveis e específicos, obtenção de grandes quantidades de DNA para seqüenciamento e análises sobre a diversidade genética de populações.
O objetivo específico dessa experiência é entender os conceitos de genética básica e demonstrar como podemos identificar e extrair o DNA da pêra como um bom modelo para esse tipo de estudo e atividade prática.~
Material utilizado:
-Uma pêra inteira, detergente, álcool, sal, água destilada, 2 bastões de vidro, 2 béqueres e um coador.
Procedimento
A pêra foi cortada em pequenos pedaços e logo de seguida os pedaços foram colocados num béquer, junto com os pedaços foram adicionadas 10ml de detergente, 2g de sal de cozinhar (NaCl) e 100ml de água destilada (H2O), a salução foi misturada com um bastão de vidro, de seguida o béquer com a solução foi colocado 15 minutos no banho maria, passados 15 minutos o béquer com a solução foi transferido para banho de gelo que ficou também por 15 minutos. Após todo esse procedimento filtramos a solução num outro béquer para retirar o bagaço, neste béquer com a solução filtrada adicionamos 150ml de álcool gelado bem devagar deixando-o escorrer pela parede do béquer. Depois de misturar o etanol gelado com a solução esperamos pelo resultado.