Extinção de Incendio
Curso: Técnico em Seg. Trabalho
Disciplina: Prevenção e Combate ao Cinistro
Professor: Luis
Equipamentos elétricos energizados
Introdução
O fogo é a consequência de uma reação química denominada combustão, que ocorre na medida em que atuem combustível, calor, oxigênio e reação em cadeia. Conceitua-se incêndio como a presença de fogo em local não desejado e capaz de provocar, além de prejuízos matérias, quedas, queimaduras e intoxicações por fumaça.
Resumindo, incêndio é o fogo fora de controle. Ate pouco tempo atrás havia a figura de triangulo do fogo, que agora substituída pelo tetraedro do fogo, pela inclusão da reação em cadeia.
Quatro são os elementos essenciais que reagem entre
si
produzindo
fogo.
Na
ausência de qualquer um desses elementos, o fogo se extinguirá são eles: Combustível, comburente, calor e reação em cadeia.
Classe C
Dois tipos de anormalidade no uso da eletricidade podem provocar incêndio: o superaquecimento, causado por mau contato ou sobrecarga, e o curto-circuito, que pode ter origem por procedimento incorreto, falha na isolação e outros motivos.
Nos dois casos, se uma pessoa presenciar o início de um incêndio, jamais poderá se esquecer de que o combate ao fogo de modo inadequado poderá ser fatal.
Portanto, desligue a alimentação elétrica antes de qualquer procedimento.
No reconhecimento
da
classificação
do
incêndio reside grande parte da técnica de sua extinção, uma vez que os agentes extintores são projetados e fabricados para atender a determinada classe de incêndio.
Distinguem-se os incêndios de acordo com o tipo de combustível em queima:
Classe A
são materiais de fácil combustão com a propriedade de
queimarem
em
sua
superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.;
Classe B
são
considerados
os
inflamáveis
os