Extintores
ERGÔNOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO
ACADÊMICAS:
KAREN VALTER
PRISCILA BORIN
SANTA MARIA, 25 DE JUNHO DE 2012
1. OBJETIVO
Apresentar os princípios fundamentais de prevenção contra incêndios que podem ser aplicados para a segurança dos usuários de qualquer tipo de instalação, tanto industriais quanto comerciais e de serviços, e até mesmo residencial.
2. INTRODUÇÃO
Até a Idade Média, o fogo era um mistério; era definido como sendo um elemento básico (indivisível), juntamente com a terra, a água e o ar.
O fogo, como já dissemos, é útil e destruidor. Quando sob controle, presta grandes serviços: desde o simples fogão doméstico às fornalhas e tantas outras operações industriais.
Descontrolado, isto é, quando chamamos de incêndio, causa prejuízos e às vezes sinistros, envolvendo vidas humanas.
O fogo é um tipo de queima, de combustão, de oxidação. É um fenômeno químico, uma reação que provoca alterações profundas na substância que se queima. Por exemplo: um pedaço de papel ou madeira que se queima transforma-se em uma substância diferente.
3. COMBUSTÃO
É uma reação química, na qual uma substância combustível reage com oxigênio, ativada pelo calor (elevação de temperatura), emitindo energia luminosa (fogo), mais calor e outros produtos.
A combustão pode ser classificada em:
a) Combustão Lenta: Ocorre quando a oxidação de uma determinada substância não provoca liberação de energia luminosa nem aumento de temperatura. Ex: ferrugem, respiração, etc.
b) Combustão Viva: Ocorre quando a reação química de oxidação libera energia luminosa e calor sem aumento significativo de pressão no ambiente. Ex: Queima de materiais comuns diversos.
c) Combustão Muito Viva: Ocorre quando a reação química de oxidação libera energia e calor numa velocidade muito rápida com elevado aumento de pressão no ambiente. Ex: Explosões de gás de cozinha, Dinamite, etc. 3.1 TRIÂNGULO DO FOGO
O Triângulo do Fogo é uma