Extensão Universitqaria

629 palavras 3 páginas
Tópicos extra
Obs: esses são complementos importantes de aluns slides, que precisam ser estudados.
2. (Slide) Concepções de Extensão: O distanciamento entre o texto legal e a prática
A ideia da Extensão era atingir a população adulta de uma forma geral, mas não foi isso que aconteceu. O beneficiado foi a classe que já tinha acesso ao ensino superior, mantendo excluídas desses beneficios as camadas populares.
3. (Slide) Evolução nos conceitos de extensão :de 1911 até a atualidade
O plano de trabalho de extensão é uma forma de compartilhar conhecimento dentro de uma universidade para sociedade ou da sociedade para a intituição, Instigando ao conhecimento de assuntos que estejam voltado para realidade de ambos.
A extensão deveria-se realizar por meio de cursos aberto a todos incluindo. Por meio de assistencia as camadas populares dos setores médicos, odontológico, jurídico, técnico,entre outras.
4. (Slide) Extensão Universitária no Sentido do Ensino e da Pesquisa
Para uns a Pesquisa deve focar nos trabalhos universitários, para outros ensinar deve constituir a função principal do professor, ainda tem os que valorizam as duas funções e a Extensão como relação da Universidade com a sociedade.
5. (slide)
O resultado dessa modernização foi a Pesquisa, com essa mudança, as Universidades tinham que superar a particularidade do ensino para também assumir a tarefa de socializar a Pesquisa desenvolvida.

6. (slide)
Construir um quadro de referência que tratasse do entendimento de Extensão apresentou-se essencial para motivar as questões que a pesquisa abordava. Assim, as perspectivas de Extensão são aqui examinadas pelos termos tradicional, processual e critica revelando concepções de Universidade.
Assim:
Concepção tradicional:
A Universidade é vista como um complemento do Estado, executando as políticas educacionais. A Extensão é entendida como uma função específica, autônoma, separada do Ensino e da Pesquisa. A Extensão baseia-se no atendimento das

Relacionados