Expressões Numéricas
1. RESUMO
As aulas de matemática tornam-se cansativas e entediantes para muitos alunos, pois alguns professores seguem ministrando suas aulas tradicionalmente onde os recursos utilizados é o livro didático e a lousa, e utilizando lista de inúmeros exercícios, o que acaba desmotivando o aluno e o mesmo perca o interesse em frequentar as aulas. O conteúdo de expressões numéricas esta presente no dia a dia de muitos alunos, mas quando o único recurso utilizado para explicar esse conteúdo é uma lista de exercícios ele se torna sem significado e desinteressante, com isso uma proposta para trabalhar esse conteúdo é utilizar de atividades relacionadas ao cotidiano e materiais lúdicos.
Palavras-chave: expressões numéricas; ensino-aprendizagem; lúdico.
5
2. INTRODUÇÃO
A matemática está presente em diversos campos do conhecimento. A aprendizagem de matemática em sala de aula é um momento de interação entre a matemática desenvolvida pelo meio científico e a matemática desenvolvida pelas concepções alternativas dos alunos, ou seja, a matemática do dia a dia. Entretanto podemos perceber a resistência dos docentes em relação a disciplina, onde o ensino de matemática não se interliga consigo própria, permanecendo fechada em si.
Atualmente, um dos grandes desafios ao ensinar Matemática é permitir que os alunos consigam atribuir significado aos objetos matemáticos tratados na escola e um desses objetos é a expressão numérica, pois esta tem sido ensinada ao longo do tempo apenas como um processo algorítmico. As expressões numéricas é uma ferramenta que ajuda a modelar situações problemas, tornando suas resoluções mais simples, pois permite economia de esforço e tempo, além de minimizar a incidência de erros, porque representa o problema de uma forma mais concisa e mostra inclusive a ordem em que as operações devem ser efetuadas. Para tornar as atividades com expressões numéricas prazerosas para os alunos, um dos recursos é a utilização de jogos.