Exposição das idéias teorias e/ou leis dealexandre volta; john napier e de aristóles

1333 palavras 6 páginas
EXPOSIÇÃO DAS IDÉIAS TEORIAS E/OU LEIS DEALEXANDRE VOLTA; JOHN NAPIER E DE ARISTÓLES

Alessandro Volta teve varias invenções na área da eletrostática. Citaremos algumas abaixo. São elas:

Eletróforo

O eletróforo (elletroforo perpetuo) foi inventado por Volta em 1775. Ele e um gerador eletrostático muito simples. Ele consiste de duas placas - uma isolante, que e eletrizada por atrito, e em uma placa metálica, com bordas arredondadas, e de um cabo isolante. Se a placa metálica e encostada na placa isolante eletrizada e tocada, esta se carrega com carga oposta a da placa eletrizada, e a carga assim gerada pode ser retirada afastando-se a placa metálica, segurando-a pelo cabo. O afastamento provoca aumento de tensão, e uma faísca pode ser obtida da placa metálica. Antes de Volta existiram máquinas eletrostáticas mais primitivas.

Eletrômetro de palha

O eletrômetro de palha e um instrumento envolvido por um recipiente de vidro para evitar correntes de ar. Ele consiste de duas palhas que ficam em contacto com um condutor preso na extremidade superior.
Quando o condutor não esta carregado a palha fica alinhada na vertical por causa da gravidade, mas quando a bola da extremidade do condutor e tocada por um corpo eletricamente carregado, parte da carga e difundida através do condutor. As palhas, carregadas identicamente, se repelem, formando um ângulo proporcional a carga. O eletrômetro se baseia nas propriedades fundamentais da eletrostática, onde corpos com cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, enquanto aqueles com cargas elétricas opostas se atraem.

Lâmpada de hidrogênio

A lâmpada de hidrogênio foi inventada por Volta em 1777 e ficou muito popular porque ela mostrava a formação de uma chama quando a lâmpada sofria ignição. O hidrogênio gasoso era formado pela reação do zinco metálico com o acido sulfúrico. A lâmpada de hidrogênio funciona quando o hidrogênio, formado pela reação de zinco metálico com acido sulfúrico, sofre ignição

Relacionados