Exportação
Exercícios:
1 - Pesquisar uma exportação utilizando os Portos secos. Detalhar a logística.
Supõe-se que uma empresa de médio porte, chamada “A”, localizada em Sabará em MG, produz seu produto, qual seja, pedra para o mercado nacional. Porém, os diretores da empresa viram uma oportunidade de começar a exportar o produto para outros países. Com isso, iniciou uma negociação com um comprador na Itália, onde trocaram emails sobre os detalhes da mercadoria, tempo de produção, modo de fabricação, etc.
Estratégia de produção, vendas e troca de emails.
Ficou definido que o comprador na Itália importará 01 (um) container de 20’ pés – Dry, com o peso aproximado de 19 toneladas (kg) de pedra. Além disso, o Porto de embarque da mercadoria seria o Porto do Rio de Janeiro, e o Porto de destino seria Genoa, na Itália. O frete internacional será pago pelo importador.
Container de 20’ Dry.
Os diretores da empresa “A” enviaram as fotos da mercadoria e uma proforma invoice, detalhando de forma genérica as informações das mercadorias, o porto de embarque e o porto de destino da mercadoria.
Fotos e Proforma Invoice.
Por se tratar de uma empresa de médio porte e devido ao fato de ter uma produção considerável para o mercado nacional, a empresa “A” se viu obrigada a pensar numa logística que atendesse a ele próprio e ao comprador na Itália. Fez as devidas cotações e verificou uma redução nos custos se enviasse a mercadoria para um Porto Seco no Rio de Janeiro para que a ovação fosse feita num Terminal perto do Porto de Embarque. Dessa forma, o exportador não terá o custo do transporte do container vazio do Rio de Janeiro até Sabará em MG, bem como custos de ovação. Dessa forma, assim que o importador liberar o embarque, a mercadoria já estará perto do porto de embarque, ficando pendente somente os trâmites aduaneiros, ovação do container e entrega do mesmo no Porto para liberação aduaneira.