Exploradores de caverna
CURSO DE DIREITO
RODOLFO PINHEIRO UHLMANN
RESUMO DO CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
SÃO LUIS
2013
RODOLFO PINHEIRO UHLMANN
CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
Trabalho da disciplina Estudos Discipliares do curso de Direito da Faculdade Facem tendo como objetivo obtenção de nota.
Orientador: Prof. Marcio Leray
SÃO LUIS
2013
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
O livro “Caso dos Exploradores de Caverna” trata do julgamento de um grupo de espeleólogos que sofreram um acidente e ficaram soterrados, causando uma série de transtornos para a sociedade do condado de Stowfield.
Incialmente um grupo de cinco exploradores adentraram ao interior de uma caverna formada por pedras calcárias. Enquanto encontravam-se na entrada da caverna, ocorreu um deslizamento de terra onde grandes pedras caíram de tal maneira que bloquearam, completamente, a única entrada conhecida da caverna. Quando os espeleologistas perceberam a sua situação, posicionaram-se perto da entrada obstruída e aguardaram até que o resgate pudesse remover todo o entulho que os impedia de sair de tal “prisão” subterrânea.
Diante do ocorrido foi montado um grupo de resgate, este encontrou sérias dificuldades na remoção dos escombros, devido as tais impossibilidades de retirar o grupo, gerou alguns acontecimentos entre o grupo soterrado, dentre os quais, uma convenção formalizada, levando à morte de um dos integrantes, por falta de mantimentos. Esta foi a solução encontrada para sobreviverem diante de tal situação.
Posterior ao resgate dos sobreviventes, depois de passarem por uma série de tratamentos, os mesmos foram julgados pelo tribunal, onde acarretou a condenação dos quatro sobreviventes à pena de morte.
Quanto ao posicionamento dos cinco votos distintos dos Ministros do Tribunal, irei prestar minha opinião a favor dos réus sendo contra a condenação dos mesmos, pois estavam em uma situação extrema de vida,