Exploradores De Caverna
Curso de Direito
1ª Série
Prof. x
LINGUAGEM JURÍDICA E ARGUMENTAÇÃO
FICHAMENTO - "O Caso dos Exploradores de Cavernas"
x – RA x
Rio Grande
2014
FULLER, Lon L. O Caso Dos Exploradores de Cavernas. Tradução do original inglês e introdução por Plauto Faraco de Azevedo. Porto Alegre: Fabris, 1976.
Página
Destaque
6
"Já bem distantes da entrada da caverna, ocorreu um desmoronamento de terra: pesados blocos de pedra foram projetados de maneira a bloquear completamente a sua única abertura."
7
"Quando a comunicação foi restabelecida os homens pediram para falar novamente com os médicos, o que conseguido, Whetmore, falando em seu próprio nome e em representação dos demais, indagou se eles seriam capazes de sobreviver por mais dez dias se se alimentassem da carne de um dentre eles. O presidente da comissão respondeu, a contragosto, em sentido afirmativo."
7
"Quando os homens foram finalmente libertados soube-se que, no trigésimo terceiro dia após sua entrada na caverna,Whetmore tinha sido morto e servido de alimento a seus companheiros."
8
"Em um longo veredicto especial o júri acolheu a prova dos fatos como acima relatei e ainda que se, com fundamento nos mesmos, os acusados fossem considerados culpados, deveriam ser condenados. Com base neste veredicto o juiz de primeira instância decidiu que os réus eram culpados do assassinato de Roger Whetmore. Em conseqüência sentenciou-os à forca, não lhe permitindo a lei nenhuma discrição com respeito à pena a ser imposta."
10
"Concluo, portanto, que no momento em que Roger Whetmore foi morto pelos réus, eles se encontravam não em um "estado de sociedade civil" mas em um "estado natural"."
10
"O que estes homens fizeram realizou-se em cumprimento de um contrato aceito por todos e proposto em primeiro lugar pela própria vítima."
10
"Se nós não podemos encontrar fonte mais elevada para nossa ordem jurídica, que outra mais alta deveríamos esperar que estes infortunados famintos