exploradores de caverna
Instituto Superior de Educação Santa Rita de Cássia-ISESC
DIREITO 5º PERÍODO
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
ITUMBIARA – GO, MARÇO DE 2014.
GLEIDSON DE MENDONÇA FRANCO
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
Trabalho apresentado ao 5º período do curso de direito da UNIFASC Faculdade Santa Rita de Cássia, como requisito parcial para avaliação interdisciplinar do 1º bimestre sob a coordenação do Professor André Pimentel.
ITUMBIARA - GO, MARÇO DE 2014.
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS.
O livro se trata de um caso fictício que se passa no ano imaginário de 4299, onde cinco membros da Sociedade Espeleológica (organização amadorística de exploração de cavernas), resolveram explorar uma caverna de rocha calcária na região do planalto central de sua região, reuniu se então um grupo de 5 homens, equipados com ferramentas e suprimentos para tal finalidade, liderados por Roger Whetmore, contudo, ao adentrarem ao interior da caverna ocorre um desmoronamento, o qual bloqueia completamente a única saída da caverna.
Com o passar dos dias, e o não retorno do grupo de exploradores, os familiares dos mesmos entraram em contato com a Sociedade Espeleológica, que prontamente encaminhou uma equipe de socorro ao local. Dado início aos trabalhos de resgate, que se mostrava a cada dia duramente penoso e perigoso, onde em vinte dias de trabalho se perderam a vida de dez operários em novos desmoronamentos ocorridos, neste meio tempo os recursos da Sociedade Espeleológica foram exauridos, onde foi necessária uma ajuda do poder legislativo juntamente com uma campanha para arrecadação de fundos para dar continuidade aos trabalhos. Contudo no vigésimo dia de início do resgate foi descoberto que os exploradores haviam levado consigo um rádio transmissor, o que tornou possível o contato com os exploradores soterrados, onde a principal pergunta foi de