EXPLORA O SEXUAL DA CRIAN A E ADOLESCENTE
INTRODUÇÃO
A exploração sexual da criança e do adolescente é um problema social existente a nível mundial. No Brasil, essa realidade, apesar de combatida, vem sendo reincidente.
Por tratar-se de tema extremamente relevante, este trabalho objetiva mostrar aspectos dessa realidade. Ao longo do capítulo 1, foram abordados temas tais como: o contexto familiar das crianças e adolescentes envolvidos na exploração sexual, que, muitas vezes, sofrem maus tratos em sua própria casa, começando, inclusive, a serem abusados no seio de sua família, a necessidade que estas crianças e adolescentes possuem de buscar ajudar a família, e terem seu próprio sustento. É retratado, também a descriminação sofrida, a baixa escolaridade e os transtornos que tal exploração causa no desenvolvimento.
O segundo capítulo mostra os aspectos psicológicos existentes em torno do precoce envolvimento sexual das crianças e adolescentes, gerando inseguranças, dependências emocionais, frustrações, entre outras seqüelas.
O terceiro capítulo apresenta a proteção legal que gira em torno dessa problemática. O Tratamento aos crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes está amparado no País por uma robusta legislação, a saber, Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente, e pelas leis de crimes hediondos e de tortura.
Por fim o capítulo quatro trás as políticas de enfrentamento que o Brasil tem adotado no sentido de criar leis e mecanismos capazes de combater a exploração sexual, realizando trabalhos de fiscalização, ações e metas, junto a organizações governamentais e não governamentais.
Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando realizar um estudo exploratório pela análise de literaturas já publicadas pertinentes ao tema.
Concluiu-se pela necessidade de ações mais agressivas no sentido de alcançar maior eficácia no combate dessa exploração, que geram transtornos irreparáveis não só para a criança e adolescente