Experiência de física - reto-projetor em gota d'água
Devido ao crescente interesse em biologia entre os estudantes de ciências, através de experimentos de demonstração em aulas de física que envolvem observações de material biológico ou que se relacionam com planta, animal ou fisiologia humana muitas vezes pode aumentar a motivação dos alunos. A experiência descrita abaixo envolve a observação de micro-organismos numa gota de água da lagoa. Uma explicação para a formação de imagem na região paraxial é então determinado usando óptica geométrica.
Começando com a invenção do primeiro microscópio, os seres humanos têm sido fascinados pela observação da vida microscópica. Em seu tempo livre, o holandês Antoni van Leeuwenhoek (1632-1723) fez o seu microscópio de lente única, próprio meio de uma esfera de vidro. Mantendo registros de suas observações, ele fez o primeiro desenho de uma bactéria em 1683. Artigos que descrevem a construção de uma simples variação. O microscópio de Leeuwenhoek (microscópio de tubo de vidro) apareceu anteriormente na TPT. No entanto, é ainda mais fácil de construir uma lente de um único microscópio, utilizando uma gota de água em vez de uma lente de vidro. A gota de água pequena funciona como uma lente esférica com um grande poder de ampliação.
Experiência
Para coletar a amostra, encha uma seringa com água de uma lagoa ou poça grande. Fixe a seringa em um suporte (blocos de Lego ou um pedaço de madeira funciona bem), utilizando uma fita adesiva conforme mostrado na figura 1.
Para uma fonte de luz, fixe um ponteiro laser posicionado na vertical, como se mostra na figura 1. Para criar sua lente, empurre o pistão da seringa até uma gota de água (cerca de dois mm de diâmetro) seja formada na extremidade da seringa.
Observação
Colocar o suporte da seringa sobre uma mesa sobre dois metros de distância de uma tela ou parede branca. Mude o laser e ajuste para que apontar exatamente no meio da gota d’água e exibir na parede. Para melhor ajuste horizontal do ponteiro laser,