Experimento teste Separação de misturas
UMA MISTURA
1 . INTRODUÇÃO
Na natureza, as substâncias são, em geral, encontradas misturadas umas às outras. Por este motivo, para obter as substâncias puras é necessário separá-las. Podemos usar vários processos para separar os componentes de uma mistura:
CATAÇÃO: É método rudimentar baseado na diferença de tamanho e aspecto das partículas de uma mistura de sólidos granulados. Utilizamos as mãos ou pinças na separação dos componentes.
PENEIRAÇÃO ou TAMISAÇÃO:
É usada para separar componentes de misturas de sólidos de tamanhos diferentes; passa-se a mistura por uma peneira.
FLOTAÇÃO: Consiste em colocar a mistura de dois sólidos em um líquido de densidade intermediária entre os mesmos.
SEPARAÇÃO MAGNÉTICA: Consiste em passar a mistura pela ação de um imã.
DECANTAÇÃO: Consiste em deixar a mistura em repouso até que o componente mais denso se deposite no fundo do recipiente.
OUTROS: Destilações, levigação, ventilação, filtração, evaporação, dissolução, etc.
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
a) Serão distribuídas a todos os grupos amostras 5 amostras distintas: Amostra 1 – bolas coloridas; Amostra 2 – areia e pedregulhos; Amostra 3 – isopor e areia; Amostra 4 - limalha de ferro e areia; Amostra 5 – água e óleo vegetal.
b) Para separação dos componentes da amostra 1 utilize uma pinça metálica para o procedimento de catação e coloque as bolas, de cores iguais em beckeres distintos.
c) Utilize uma peneira e um recipiente de vidro para separação da amostra 2.
d) Adicione água, na amostra 3, e faça a separação do material de menor densidade utilizando uma espátula e colocando-o em um vidro de relógio.
e) Passe um imã na amostra 4 para separação do material metálico.
f) Verta a amostra 5 em um funil de separação, aguarde o tempo necessário para que a amostra apresente a formação de duas fases e em seguida proceda a separação dos componentes. Utilize um erlenmeyer para recepção do 1 º