experimento quimico
Introdução: Neste experimento será demonstrado como conhecer o pH através de indicadores ácidos-bases, que são substâncias que mudam de cor, em diferentes valores de pH.
Objetivo: Analisar e conhecer indicadores de pH.
Materiais: Tetraborato de sódio, pisseta, água, proveta, folha em branco, ácido clorídrico diluído, espátula, pipeta, cotonetes, vidro de relógio, bastão de vidro, erlenmeyer, caneta marcadora, fenolftaleína e béquer.
Procedimentos:
- Preparo da solução 1
1) Identifique um béquer com o número 1;2) Meça 10mL de água na proveta e adicione ao béquer;3) Adicione uma ponta de espátula de tetraborato de sódio ao béquer 1;4) Misture com um bastão de vidro até que o sal seja dissolvido.
- Preparo da solução 2
1) Identifique um erlenmeyer com o número 2;2) Meça 10mL de água na proveta e adicione ao erlenmeyer;3) Adicione 5 gotas de ácido clorídrico diluído ao erlenmeyer;4) Agite.
- Mensagem secreta
1) Insira um cotonete no líquido presente no recipiente 1;2) Identifique o papel em branco com o número 1;3) Escreva uma mensagem secreta no papel em branco;4) Deixe o papel secar;5) Repita os mesmos procedimentos utilizando agora o líquido presente no recipiente 2 e uma segunda folha de papel identificada com o número 2;6) Utilizando uma pipeta, pingue algumas gotas do indicador fenolftaleína sobre as mensagens e observe o que aconteceu.
Resultado: A solução 1 fez o papel vermelho virar azul, demonstrando ser uma base, enquanto a solução 2 fez o papel azul virar vermelho, sendo, portanto, um ácido.
Discussão: A fenolftaleína, que é um indicador ácido-base, foi utilizada, ou seja, na presença de substâncias ácidas e básicas, ela pode mudar de cor. Sua principal característica é que na presença de ácido ela mantém a solução incolor, mas na presença de base muda sua coloração. Nesta experiência essa característica é usada para revelar uma eventual mensagem escrita em uma folha em branco com a adição de base.
Conclusão: O objetivo de