Experimento de Movimento Retilíneo e Uniformemente Variado (MRUV)
Resumo. O Movimento Retilíneo e Uniformemente Variado (MRUV), diferente do MRU, possui uma aceleração constante, e a velocidade escalar varia uniformemente, ou seja, o móvel sofre variações de velocidades iguais em intervalos de tempo iguais. O experimento teve como objetivo caracterizar o MRUV, medindo a posição de um móvel em função do tempo para assim poder calcular a sua velocidade e determinar sua aceleração. Os resultados obtidos diferiram daqueles esperados – aceleração constante – porém erros são comuns e não interferiram no objetivo final do experimento, que consistiu na caracterização no MRUV.
Palavras chave: Movimento Retilíneo e Uniformemente Variado, aceleração constante, erros.
Introdução
O Movimento Retilíneo e Uniformemente Variado (MRUV), diferente do MRU, possui uma aceleração constante, e a velocidade escalar varia uniformemente, ou seja, o móvel sofre variações de velocidades iguais em intervalos de tempo iguais.
O MRUV é classificado em dois tipos: o movimento acelerado uniformemente, em que o módulo da velocidade escalar aumenta ao longo do tempo, e a velocidade e aceleração escalares têm sentidos e sinais iguais; e o movimento retardado uniformemente, em que o módulo da velocidade escalar diminui no decurso do tempo e a velocidade e aceleração escalares têm sentidos e sinais contrários.
A expressão que relaciona velocidade e tempo no MRUV é:
V=V0 + a.t
O experimento teve como objetivo caracterizar o MRUV, medindo a posição de um móvel em função do tempo para assim poder calcular a sua velocidade e determinar sua aceleração; traçar os diferentes gráficos das variáveis MRUV e interpretá-los; e obter os valores mais prováveis da aceleração e estimar o erro relativo desse valor.
A aceleração foi calculada a partir da fórmula:
a = (v2 – v1)/ ∆t (1)
A velocidade média é calculada a partir da seguinte fórmula:
∆v= ∆x/ ∆t,