Experimento de circuito digital usando workbench
Campus Vitória da Conquista
Curso de Graduação em Engenharia Elétrica
Disciplina de Circuitos Lógicos
Instituto Federal da Bahia
Campus Vitória da Conquista
Curso de Graduação em Engenharia Elétrica
Disciplina de Circuitos Lógicos
Relatório
EXPERIMENTO 01
DOCENTE: Leonardo Barreto Campos DISCENTE: Afonso Augusto Santana Sales Rios
Vitória da Conquista – Bahia, 11 de Junho de 2012. 1. REVISÃO
Fundamento Teórico
Todas as complexas operações de um computador digital acabam sendo combinações de simples operações aritméticas e lógicas básicas: somar bits, complementar bits (para fazer subtrações), comparar bits, mover bits. Estas operações são fisicamente realizadas por circuitos eletrônicos, chamados circuitos lógicos.
Os circuitos lógicos têm por base operações lógicas estudadas na Álgebra de George Boole (um conceituado matemático Inglês que viveu entre 1815-1864). Boole construiu sua lógica a partir de símbolos, representando as expressões por letras e ligando-as através de conectivos - símbolos algébricos. A álgebra de Boole trabalha com apenas duas grandezas: 0 (falso) e 1 (verdadeiro).
OPERADORES LÓGICOS
a) E (AND): Produz uma saída 1, se todos os sinais de entrada forem 1. Se qualquer um dos sinais de entrada for 0, a porta AND produzirá um sinal de saída igual a 0. Circuito Integrado 7408.
b) OU (OR): Produz uma saída 1, se qualquer um dos sinais de entrada for igual a 1. A porta OR produzirá um sinal de saída igual a 0 apenas se todos os sinais de entrada forem 0. Circuito Integrado 7432.
c) NÃO (NOT): A porta NOT inverte o sinal de, ou seja, se o sinal de entrada for 0 ela produz uma saída 1, se a entrada for 1 ela produz uma saída 0. Circuito Integrado 7404.
d) PORTA NAND: Equivale a uma porta AND seguida por uma porta NOT. Circuito Integrado 7400.
e) PORTA NOR (NÃO OU): Equivale a uma porta OR seguida por uma porta NOT.