Fichamento escola e o conhecimento
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS
A ESCOLA E O CONHECIMENTO
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS Introdução * A Educação esta em crise! * A crise da Educação tem sido inerente à vida nacional porque não atingimos ainda patamares mínimos de uma justiça social compatível com a riqueza produzida pelo país e usufruída por uma minoria
1-Gênese recente de uma antiga crise e atuação dos educadores * O modelo econômico implantado no país a partir de 1964 privilegiou a organização de condições para a produção capitalista industrial e, assim, o poder político central (atendendo aos interesses das elites) * Assim, a educação pública das últimas décadas (com reflexos no ensino privado) foi um dos desaguadouros do intencional apartheid social implementado pelas elites econômicas e é a partir dele que podemos compreender a crise da Educação e a atuação político/pedagógica dos educadores.
2-Educação brasileira, epistemologia política:
Pó que repensar fundamentos dessa articulação? * A quantidade na Educação passa, necessariamente, pela quantidade. Em uma democracia plena, quantidade é sinal de qualidade social e, se não se tem a quantidade total, não se pode falar em qualidade.
* Capítulo 1
HUMANIDADE, CULTURA E CONHECIMENTO
- O que significa ser humano?
- Um passeio pelas nossas origens
- Cultura: O mundo Humano
* Todas e todos que atuamos em Educação, porque lidamos com formação e informação, trabalhamos com o conhecimento. * Por isso, e para que possamos pensar o tema do Conhecimento e, a partir dele, produzir uma reflexão que nos ofereça mais fundamentos para nossas práticas pedagógicas.
O que significa ser humano? * O Homem é um animal racional. Essa sentença foi expressa por Aristóteles. * Antes dele, seu mestre Platão (427-347 a.C.) houvera definido o Homem como um bípede implume e, no início do século XX, o grande poeta português Fernando Pessoa (1888-1935)