Experimento Carga massa do eletron
INSTITUTO DE FÍSICA
LABORATÓRIO DE MODERNA I
Alunos: Stefany Machado Marins Silva e Walecy Mendes da Silva
Data do Experimento: 14/05/2015 Data de Entrega: 01/06/2015
Cálculo da Relação Carga Massa do Elétron
Resumo
Este experimento consiste em verificar o comportamento do campo magnético nas direções radiais e axiais. Campo esse produzido entre duas bobinas circulares idênticas dispostas em diferentes posições dependentes de seus raios. Ligadas a uma fonte que transfere energia potencial elétrica (ddp) ao sistema, em forma de corrente continua (CC) e percorre seus fios no mesmo sentido. Este aparato é denominado, Bobinas de Helmholtz. Após as analises do campo magnético este sistema será aproveitado para o controle do movimento e trajetória de um feixe de elétrons em um tubo de Crookes, ou seja, a reprodução moderna do experimento de J.J. Thomson, para calcular a razão carga- massa da partícula elementar do átomo chamada elétron.
Palavras-chave: Campo magnético, Bobinas de Helmholtz, razão carga-massa, e elétron. 1. Introdução
A constituição da matéria ou a sua estrutura é tema corrente de discussão nas ciências. Iniciada entre os pensadores das civilizações da antiguidade que idealizou os quatro elementos, a indivisibilidade do átomo ao atribuir características peculiares. Até as visões modernas que convencionaram o modelo mecânico quântico às estruturas atômicas. Permitido por de exaustivas experimentações, pesquisas e dialogicidade na ciência. Isso contribuiu para avanços tecnológicos e científicos que influenciara nas formas de relações da sociedade (CHESMAN, 2004).
Segundo Chesman, o processo de mudança de paradigma, a respeito da estrutura da matéria foi milenar. Somente a partir do século XIX, por volta de 1808, com início da fase científica da teoria atômica da matéria, iniciada por John Dalton possibilitou as primeiras discussões. Que se popularizou no meio científico e atraiu o interesse