Experimento 12
O cimento pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação de água. Com a adição de água, se torna uma pasta homogênea, capaz de endurecer e conservar sua estrutura, mesmo em contato novamente com a água. Na forma de concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra. Graças a essas características, o concreto é o segundo material mais consumido pela humanidade, superado apenas pela água.
Qual é a sua constituição?
Existem vários tipos de cimento, os mais comuns são do tipo CP I e CP I-S, usado em serviços de construção em geral. Sua constituição é dada basicamente por clínquer (Óxido de cálcio (CaO) - 60 a 70%, Sílica (SiO2) - 20 a 25%, Alumina (Al2O3) - 2 a 9%, Óxido de ferro III (Fe2O3) - 1 a 6%, Óxido de magnésio (MgO) - 0 a 2%) e gesso.
O que é Cimento Portland?
Cimento Portland é um tipo de cimento muito utilizado na construção civil por sua resistência. O nome Portland foi dado em 1824 pelo químico britânico Joseph Aspdin, em homenagem à ilha britânica de Portland, no condado de Dorset.
Joseph Aspdin queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, após secar, tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções. A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.
O que é “pega”?
Na linguagem de obra, dizer que o "concreto está dando pega", significa dizer que o concreto começou a perder a plasticidade, tornando mais difícil a sua aplicação. Em outras palavras, o processo de pega é a mudança de estado das misturas