Experimente quimica
DETERMINAÇÃO DE DENSIDADE DE SOLUÇÕES AQUOSAS
DE CLORETO DE SÓDIO ATENÇÃO: TRAZER PAPEL MILIMETRADO PARA A AULA!!! Objetivos: Estimar a densidade de uma solução de cloreto de sódio utilizando uma pipeta volumétrica. Construir uma curva que caracterize a variação de densidade com a concentração da solução. Procedimentos: A densidade de qualquer substância ou mistura depende da temperatura, no entanto, nas condições experimentais adotadas, podemos considerá-la constante. Para estimar a densidade, a massa de um certo volume de uma solução aquosa de NaCl foi determinada. A balança semianalítica foi utilizada para pesar e, para medir o volume, foi utilizada uma pipeta volumétrica. O experimento foi realizado por três vezes (três replicatas). Havia nas bancadas vários frascos contendo soluções de NaCl com diferentes concentrações (10, 20, 30, 40, 50, 60, 70 e 80 g L-1
).
Lembre-se:
Pipetas volumétricas são usadas para transferir e medir um volume fixo de líquido. São muito úteis na preparação de soluções e também em medidas quantitativas. Uma pipeta é normalmente usada para transferir um volume de solução com concentração conhecida. Para não mudar a concentração, a pipeta deveria ser seca. Porém, não é necessário secar uma pipeta.
Usualmente lava-se a pipeta com a solução a ser transferida. Para utilizar a pipeta, use um bulbo de borracha (“pêra” ou pipetador). Nunca encha uma pipeta com a boca. Com auxílio da “pêra”, preencha a pipeta com água e dispense-a. O mesmo deve ser feito com uma pequena porção de solução de NaCl. Posteriormente, a pipeta foi seca externamente com papel. Relatório:
1. Determine o valor de densidade para as soluções aquosas de cloreto de sódio. Não se esqueça de representar a medida com sua incerteza.
2. Construir uma curva de densidade por concentração, em mol L-1
, de solução aquosa de cloreto de sódio. Use papel