experiencia fisica
Agente causador :Cólera é uma doença causada pelo vibrião(.Gênero de bactérias alongadas com forma curva) colérico (Vibrio cholerae), uma bactéria em forma de vírgula ou vibrião que se multiplica rapidamente.
O vibrião da cólera tem a forma de uma vírgula com cerca de 1-2 micrómetros. Possui flagelo locomotor terminal.
O vibrião não é invasivo e permanece intestino durante toda a progresso da doença.
Transmisao : Ela afeta apenas os seres humanos e a sua transmissão é diretamente dos dejetos fecais de doentes por ingestão oral, principalmente em água, alimentos e talheres contaminada. O vibrião é ingerido com água suja e multiplica-se localmente no intestino delgado. A contaminação pessoa a pessoa é possível, mas menos comum.
Se recuperar de um infecção produz anticorpos que previnem a reinfecção por cerca de 6 meses
Sintomas :
A incubação é de cerca de 2h a cinco dias. O principal sintoma é a diarreia volumosa, que começa de repente, acompanhada por vômitos, mas raramente por febre e dores abdominais. As fezes são líquidas, acinzentadas sem odor fétido nem sinais de sangue ou pus. Em questão de poucas horas, a perda excessiva de água e de sais minerais nas evacuações pode resultar em desidratação grave, baixa expressiva da pressão arterial, insuficiência renal e coma, que pode levar à morte. com a rápida reidratação, a taxa de mortalidade pela cólera é inferior a 1%. efeitos da enterotoxina : Causa diarréia aquosa intensa O risco de morte é de 50% se não tratada, sendo muito mais alto em adultos maiores de 40 anos. o doente fica por vezes completamente magro pela desidratação, enquanto a pele fica cheia de coágulos verde-azulados devido à ruptura dos capilares cutâneos. Tratamento:
NÃO tomar: Medicamentos antidiarreicos, antiespasmódicos e à base de cortisona,Por que diminuem os movimentos peristálticos do intestino e propicia a multiplicação da bactéria. O tratamento inicial consiste em fornecer ao paciente os líquidos e sais