experiencia de membrana celular
A partir dos temas tratados em aula, transporte e estrutura da membrana plasmática, foi pedido que as equipes desenvolvessem um experimento. O experimento, por sua vez, tinha a função de demonstrar como se da o transporte através da membrana plasmática e como se da sua seletividade.
2- Materiais
AgNO3 (nitrato de prata - indicador), lugol (indicador), solução de NaCl e solução de amido, H2O, papel celofane, copos de Becker, pipetas, pipetador , bastão de vidro, tubos de ensaio e fitas.
3- Procedimentos
Após um estudo mais detalhado dos diferentes processos de transporte através da membrana plasmática, e com base em pesquisas, livros e artigos, chegou-se ao seguinte experimento: Dos materiais disponibilizados foram usados os seguintes: AgNO3 (nitrato de prata - indicador), lugol (indicador), solução de NaCl e solução de amido, H2O, papel celofane, 2 copos de Becker, pipetas, pipetador , bastão de vidro e fitas.
Inicialmente foi adicionado aos dois copos de Becker água, em iguais quantidades. No primeiro Becker foi adicionado à água o indicador lugol, enquanto que no segundo o indicador adicionado à água foi o AgNO3 (nitrato de prata).
Num segundo momento foram feitas duas trouxinhas de papel celofane, uma contendo a solução de amido e a outra contendo a solução de NaCl. A primeira trouxa foi colocada no Becker que continha lugol e a segunda foi posta no Becker que possuía AgNO3 (nitrato de prata).
Por fim, a última etapa do experimento era observar, por um tempo pré-estabelecido pela professora, se ocorria ou não a mudança nas soluções. A mudança da coloração comprovaria a permeabilidade seletiva da membrana, no caso do papel celofane.
4- Resultados
A partir da observação pode-se perceber houve mudança de tonalidade, da solução, em apenas um dos Becker. A solução que teve sua cor alterada foi a que tinha como indicador o AgNO3 (nitrato de prata), enquanto que a que tinha como indicador o lugol manteve a tonalidade inicial.
5-