EXP 10 QFL 1101

1613 palavras 7 páginas
QFL - 1101 - Fundamentos de Química - Transformações - 2014

Experimento 10 - Construção de uma Tabela Periódica Alienígena

Grupo:
Bruna Guimarães Alves Pereira – N° USP: 8940150
Clara Andrade Togores – N° USP: 8940507
Erica Marques de Oliveira – N° USP: 8939742
Flávia Priscila Ito – N° USP: 8940240
Larissa Prada – N° USP: 8940487
Viviane Grion Mielli – N° USP: 8940320

Introdução e justificativas
A Tabela Periódica de Olam Sheni foi criada com o objetivo de organizar os elementos de acordo com suas propriedades físico-químicas, em ordem crescente de número atômico, que não segue a linearidade da Tabela Periódica dos Elementos.
Cada coluna representa uma família, nomeada de acordo com o primeiro integrante, e contém elementos com propriedades similares. Os elementos das famílias do Evenito, Tarchisício, Gainésio, Tirrênio, Lewbásio, Chímio, Kemacítio e Orsemésio possuem respectivamente 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 elétrons em sua camada de valência, o que pode ser justificado analisando a reatividade dos compostos da Tabela 3a I e II.
Segundo essa teoria, os Maimetos e Chimietos de metais ativos são formados por ligações de caráter covalente (compartilhamento dos elétrons da camada de valência), o que não impede que eles apresentem condução de eletricidade, ponto de fusão alto e aspecto cristalino. Este é um ponto notável que diferencia os elementos de Olam Sheni dos da Tabela Periódica dos Elementos.
As propriedades dos compostos binários de Maimásio e não-metais se apresentam análogas à Tabela Periódica dos Elementos, inclusive pelo fato de que o chimieto de maimásio (o equivalente à água em Olam Sheni) apresenta caráter anfotérico, e de que o kemaceto de maimásio ter ponto de ebulição significativamente mais alto, indicando a existência de uma possível força intermolecular mais intensa para este composto, como uma ligação de Maimásio.
Entre dois blocos formados pelos elementos já acima analisados, estão aqueles que, segundo a Tabela 3b, não apresentam carga de

Relacionados