Existe de fato uma contabilidade gerencial ?
Bacharelado em Administração
Disciplina: Contabilidade Gerencial
EXISTE DE FATO UMA CONTABILIDADE GERENCIAL?
Romário da Silva Nascimento
INTRODUÇÃO
Contabilidade gerencial, tem como conceito básico, formador do método que orientará o conjunto de conhecimentos contábeis organizado para observar objeto da ciência sob o aspecto administrativo, notadamente sob os da tomada de decisões.
A contabilidade gerencial é uma organização de conhecimentos científicos para conseguir efeitos práticos na direção dos empreendimentos, quer sejam eles lucrativos, quer visem a suprir apenas ideias. Não se constrói, portanto, outra contabilidade; utiliza-se da doutrina e da técnica existente para encaminhá-las na observação de uma finalidade definida, qual seja a da correta administração do patrimônio.
A CONTABILIDADE GERENCIAL E SEU PAPEL
A competição esta cada vez mais acirrada, exigindo que empresas se adaptem rapidamente. Elas precisam tornar a mudança em uma norma. A organização precisa estar preparada para esse novo desafio, que antes de qualquer coisa é uma mudança de mentalidade. Cada vez mais o sucesso pode durar pouco, a vantagem conseguida pode ser dissipada de muito pouco tempo.
A organização, bem como as pessoas, tem que aprender a lidar com essa “nova mudança”. Essa mudança só pode ser acompanhada se abandonar os conceitos tradicionais de administração e usar novos conceitos.
Essas mudanças no ambiente empresarial têm impacto na contabilidade gerencial. Esse impacto fica evidente quando analisamos as severas criticas que a contabilidade gerencial vem sofrendo.
Hoje, a informação não esta sendo providenciada de uma forma que possa ajudar a administração a identificar, priorizar e resolver problemas. Administradores de produção estão sendo orientados a tomar importantes decisões apesar das informações disponíveis da contabilidade de custos, e não porque ela é relevante.
OBJETIVO DA CONTABILIDADE