Exercícios sobre "o suicidio"
1) Explique a técnica da inferência na sociologia empregada por Durkheim.
- A técnica da inferência na sociologia emprega o termo indução em sentido paralelo ao de Stuart Mill, processo pelo qual podemos concluir, o que é verdadeiro para certos indivíduos de uma classe, é verdadeiro para toda a classe.
2) Como Durkheim demonstra os fenômenos sociais tidos como patológicos?
- Durkheim, ao estabelecer as regras de distinção entre o normal e o patológico, propôs: um fato social é normal, para um tipo social determinado, quando considerado numa determinada fase de seu desenvolvimento, desde que se apresente na média das sociedades da mesma categoria, e na mesma fase de sua evolução. Esta regra estabelece uma norma de relatividade e de objetividade na observação dos fatos sociais, como aparece na obra “Suicídio”.
Demonstra que certos fenômenos sociais, tidos como patológicos, só o são à medida que ultrapassam uma taxa dita normal, em determinado momento, em sociedades de mesmo nível ou estágio de evolução.
Na obra “Suicídio”, Durkheim demonstra que o suicídio varia inversamente ao grau de integração do grupo social do qual o indivíduo faz parte.
3) Justifique a seguinte colocação de Durkheim: “cada sociedade tem, portanto, em cada momento de sua história, uma aptidão definida para o suicídio”.
Mede-se a intensidade relativa desta aptidão tomando a relação entre o número global de mortos voluntários e a população global (todas as idades e ambos os sexos).
Designaremos este dado numérico por taxa de mortalidade-suicídio própria à sociedade considerada (esta taxa é geralmente considerada relativamente a um milhão ou a cem mil habitantes). Durkheim, neste trabalho vai procurar as condições de que depende a taxa social dos suicídios.
Portanto, o objeto do presente trabalho (O Suicídio) compreenderá de três partes: * Causas extra-sociais de uma grande generalidade (nula ou muito restrita) ou as causas