Exercícios resolvidos de microeconômia
PODER DE MERCADO: MONOPÓLIO E MONOPSÔNIO
QUESTÕES PARA REVISÃO
1. Um monopolista produz em um ponto no qual seu custo marginal é maior do que sua receita marginal. De que forma ele deve ajustar seu nível de produção para poder aumentar seus lucros?
Quando o custo marginal é maior que a receita marginal, o custo incremental da última unidade produzida é maior que a receita incremental. Logo, a empresa aumentaria seu lucro se não produzisse a última unidade. Ela deveria continuar a reduzir a produção, diminuindo o custo marginal e aumentando a receita marginal, até igualar o custo marginal à receita marginal.
2. Expressamos o percentual de markup sobre o custo marginal na forma (P - CMg)/P. Para um monopolista que maximiza os lucros, de que forma esse markup dependerá da elasticidade da demanda? Por que esse markup pode servir como medida do poder de monopólio?
Podemos mostrar que essa medida de poder de mercado é igual ao inverso da elasticidade de preço da demanda: A equação implica que, à medida que a elasticidade aumenta (ou seja, a demanda se torna mais elástica), o inverso da elasticidade diminui e, portanto, o poder de monopólio também diminui. Conseqüentemente, à medida que a elasticidade aumenta (diminui), a empresa passa a ter menor (maior) poder para cobrar um preço acima do custo marginal.
3. Por que não existe curva da oferta em um mercado sob condições de monopólio?
A decisão de produção do monopolista depende não apenas de seu custo marginal, mas também da curva da demanda. Os deslocamentos da demanda não definem uma série de preços e quantidades que possam ser identificados como a curva da oferta da empresa. Em vez disso, levam a mudanças no preço, na quantidade, ou em ambos. Isso significa que não há uma relação direta entre o preço e a quantidade ofertada e, portanto, que não existe curva da oferta em um mercado sob monopólio.
4. Por que uma empresa poderia possuir poder de monopólio mesmo não sendo a única produtora do