Exercício de RTM
1-Quais são os efeitos fisiológicos promovidos para massagem dos seguintes sistemas corporais:
a) Sistema circulatório-
A pressão da massagem em direção à circulação venosa é comparável com o ato de comprimir um tubo elástico, esvaziando seu conteúdo líquido.
A massagem possui dois tipos de efeitos:
a) efeito mecânico: no sentido centrípeto, faz com que o retorno venoso e linfático melhore.
b) efeito reflexo: proporciona a contração das fibras musculares lisas das paredes dos vasos.
A pressão causa uma dilatação imediata dos vasos. A duração deste efeito depende da pressão. A circulação da pele melhora com a massagem, pois a nutrição dos tecidos é aumentada e os produtos resultantes de fadiga e inflamação são eliminados.
Certos estudos dizem que a quantidade de sangue que chega ao coração, assim como a frequência cardíaca e o sangue arterial que chega até a periferia aumentam. A melhora no retorno venoso e linfático causa a diminuição dos edemas e das dores nos membros inferiores.
Normalmente, quando a musculatura é alongada ou comprimida, um “esmagamento” nos vasos sanguíneos é causado, fazendo com que a circulação que retorna fique deficiente, provocando varizes.
O auxílio que a massagem dá para que o retorno venoso melhore deve ser lento e superficial ao longo do trajeto dos vasos. Em seguida, observa-se a redução do edema, o alívio das dores e do cansaço.
As arteríolas reagem à massagem com uma ação vasomotora, através de um reflexo na musculatura estriada delas. Isso tonifica as fibras musculares lisas do vaso. A massagem também auxilia o sangue a fluir melhor e ajuda na viscosidade dele.
b) Sistema muscular-
Algumas literaturas declaram que o efeito da massagem sobre a musculatura a deixa mais firme e elástica. Os músculos se fortalecem e crescem por causa da manipulação.
Porém, isso não é verdade, porque a musculatura é desenvolvida apenas pela contração muscular, isentando qualquer forma de massagem