Exercício de enfermagem para concurso
1. A Sra. M.C.M. dá entrada no serviço de emergência. Ela se encontra no último trimestre de gravidez e relata sonolência, escotomas, diplopia, cefaleia, vômitos, epigastralgia, proteinúria e edema. O quadro que a Sra. M.C.M. apresenta é compatível com:
a) epilepsia.
b) coma pós-epilepsia.
c) eclampsia.
d) placenta prévia.
Comentário
A eclampsia, também conhecida como DHEG (doença hipertensiva específica da gestação), é caracterizada pela elevação dos níveis de pressão arterial, colocando em risco a vida da mãe e a do feto. Em situações de descontrole clínico, faz-se necessária a intervenção cirúrgica com a realização do parto cesárea.
2. Algumas alterações fisiológicas da gravidez devem ser consideradas para o atendimento da gestante traumatizada, EXCETO:
a) hemodiluição.
b) hipervolemia.
c) velocidade de esvaziamento gástrico aumentado.
d) taxa de filtração glomerular aumentada.
3. No trauma da gestante, a principal causa de morte materno-fetal é:
a) cordão umbilical enrolado no pescoço da criança.
b) placenta prévia.
c) eclampsia.
d) descolamento prematuro de placenta.
Comentário
No descolamento prematuro da placenta, esta se solta do útero, interrompendo tanto o fornecimento de nutrientes da mãe para o feto quanto de excretos do feto para a mãe.
Como o descolamento é abrupto, ocorre ruptura de vasos sanguíneos, que eleva a hemorragia interna.
4. As queimaduras podem ser de diferentes etiologias e exigem ação imediata do socorrista, com o intuito de evitar complicações ou óbito da vítima. A queimadura é uma lesão que pode comprometer parcial ou totalmente a pele e outras estruturas mais profundas. Assinale a seguir a alternativa que corresponde às estruturas comprometidas em uma queimadura de segundo grau:
47
03_Emergencia.indd 47
12/4/09 10:11:16 AM
a) estrato córneo e epiderme.
b) derme e tecido muscular.
c) tecido muscular e ósseo.
d) epiderme e derme.
5. Artz e Pruitt (1980) definem