exercicios instalacoes eletricas 2
3) Considerar uma instalação de 200 Kw que tenha um fator de potência de 0,8 indutivo e se queira corrigir para 0,95 indutivo. Pede-se determinar a potência reativa a ser instalada para se obter o resultado desejado. Calcule de quanto será a redução da corrente elétrica absorvida da Rede de alimentação considerando o sistema como trifásico.
4) Com um fator de potência de 0,6 indutivo, um motor de indução consome da rede 186 kw. Um Engenheiro Eletricista pretende aumentar o fator de potência no ponto de sua instalação na rede para 0,98 indutivo. Calcule a potência reativa necessária para obter e a corrente nominal para o novo fator de potência.
5) Duas cargas monofásicas A e B são ligadas em paralelo. A carga A absorve 60 kw e 25 kVAr, enquanto que a carga B absorve 85 kw e 30 kVAr. Pede-se determinar:
a) a potência aparente absorvida por cada uma das cargas;
b) o fator de potência de ambas cargas;
c) as potências ativa, reativa e aparente absorvidas pelo conjunto
6) Explique por que o disjuntor pode ser considerado um dispositivo 3 em 1?
7) Qual o rendimento de um motor cuja potência de saída (no eixo) é de 6 cv e a potência de entrada é de 4500 w?
8) Para o Motor cujos dados são: 5 cv - 3ϕ –2 pólos–220V – 60Hz – cosϕ = 0,86 – Rendimento de 83%, calcule as potências ativa, aparente, a corrente absorvida da rede, a velocidade síncrona e a velocidade real.