Avaliação
André e Adriana Ferreira
Dimensionamento dos Condutores e Eletrodutos
Roteiro para dimensionamento pelo limite de queda de tensão
A queda de tensão provocada pela passagem de corrente elétrica nos condutores dos circuitos de uma instalação deve estar dentro de determinados limites máximos, a fim de não prejudicar o funcionamento dos equipamentos de utilização ligados aos circuitos terminais.
Uma tensão inferior ao valor nominal pode provocar redução de iluminância em circuitos de iluminação, redução de torque ou impossibilidade de partida de motores além de poder reduzir a vida útil dos equipamentos.
A NBR 5410:2004 estabelece as faixas nominais de tensão dos sistemas elétricos.
Tabela 28: Faixas de tensão (em Volts) – Anexo A NBR 5410:2004.
A faixa I do anexo A fixa os valores limites de 50V, em CA, e de 120V, em CC, correspondendo à chamada “extrabaixa tensão”. Circuitos sob tensões que se enquadrem uma(s) na faixa I e outra(s) na faixa II definidas no anexo A não devem compartilhar a mesma linha elétrica, a menos que todos os condutores sejam isolados para a tensão mais elevada presente ou, então, que seja atendida uma das seguintes condições:
a) os condutores com isolação apenas suficiente para a aplicação a que se destinam forem instalados em compartimentos separados do conduto a ser compartilhado;
b) forem utilizados eletrodutos separados.
NOTA Esses requisitos não levam em conta cuidados específicos visando compatibilidade eletromagnética. Sobre proteção contra perturbações eletromagnéticas, ver 5.4 e 6.4.
Em qualquer ponto de utilização da instalação, a queda de tensão verificada não deve ser superior aos seguintes valores, dados em relação ao valor da tensão nominal da instalação:
Adriana Scheffer Quintela Ferreira e André Augusto Ferreira
103
Instalações Elétricas
André e Adriana Ferreira
Dimensionamento dos Condutores e Eletrodutos
a) 7%, calculados a partir dos terminais secundários