exercicios engenharia dos materiais
O tamanho do grão é um fator importante para avaliar as propriedades mecânicas de um material policristalino, em especial a dureza, a resistência à corrosão e o limite de escoamento.
Um material com grãos mais finos possui maior dureza e resistência mecânica do que um material com grãos grosseiros, pois os primeiros possuem maior número de contornos de grão.
2) O que é tratamento térmico e quais seus objetivos?
São operações controladas de aquecimento e resfriamento em aços no estado sólido, visando a modificação de sua microestrutura e das propriedades que dependem delas.
Os tratamento térmicos mais utilizados são:
1. Recozimento
2. Normalização
3. Têmpera e revenido
4. Coalescimento
5. Austêmpera
6. Martêmpera
3) Quais os fatores que influenciam no tratamento térmico
A temperatura máxima de aquecimento da peça e a velocidade do resfriamento. 4) No que consiste a têmpera e quais aplicações?
Consiste em aquecer a peça num forno a uma temperatura acima do limite superior da zona crítica, manter tempo o suficiente para que toda a estrutura transforme-se em austenita e resfriar muito rapidamente.
5) Composição química da têmpera
A estrutura resultante após a têmpera é a martensita, que é uma fase metaestável com elevada dureza e resistência mecânica.
Nem sempre é possível temperar toda a austenita, por isso é comum usar o revenimento para transformar mais austenita em martensita , onde é comum fazer 2 ou 3 vezes essa operação.
6) Microestruturas e aplicações do inox
É um aço com teor de cromo superior a 10%..12%.
O cromo forma uma camada passiva de óxido de cromo na superfície do aço, protegendo-o do fenômeno da oxidação.
Eles são classificados de acordo com sua microestrutura podendo ser:
1. Austeníticos
2. Ferríticos
3. Martensíticos
4. Duplex
5. Endurecíveis por precipitação
7) Camada passivadora , fatores.
A estabilidade da camada passivadora depende dos