Exercicios_de_Revisao_CIL_ _P1_ _1_Trimestre_ _3_anos_2012
1206 palavras
5 páginas
COLÉGIO IMPERATRIZ LEOPOLDINAEnsino Médio
Trimestre: 1º
Revisão para P1 – 1º Trimestre
Série: 3º ano ____
Disciplina: Química (2)
Professor: Ricardo Honda
Aluno(a):
N°:
Conteúdos:
- Capítulo 1: Compostos orgânicos (páginas 14 a 24).
- Capítulo 2: Cadeias carbônicas (páginas 25 a 45).
- Capítulo 3: Petróleo e combustíveis (páginas 46 a 50).
Capítulos 1 e 2: Compostos orgânicos e Cadeias carbônicas
1. Quais as ligações (simples, duplas ou triplas) entre átomos de carbono que completam de maneira adequada as estruturas, nas posições indicadas por 1, 2, 3 e 4?
2. O eritreno é um monômero que pode ser utilizado para a produção de borracha sintética. Sua fórmula estrutural pode ser representada por:
As posições 1, 2 e 3 correspondem a ligações que existem entre carbonos. Indique quais são essas ligações, escrevendo a fórmula estrutural do eritreno.
3. Observe as estruturas orgânicas incompletas e complete-as com ligações simples, duplas ou triplas.
4. As estruturas a seguir têm suas moléculas constituídas apenas por carbono e hidrogênio. Complete as valências dos carbonos com átomos de hidrogênio e escreva suas fórmulas estruturais simplificadas:
5. Abaixo estão representadas duas cadeias carbônicas:
a) Escreva as duas fórmulas estruturais, completando as valências dos carbonos com os átomos de hidrogênio necessários. b) Indique o número de carbonos primários, secundários, terciários e quaternários existentes em cada estrutura.
6. Um quimioterápico utilizado no tratamento do câncer é a sarcomicina, cuja fórmula estrutural pode ser representada por:
Escreva sua fórmula molecular e indique o número de carbonos secundários existentes em uma molécula deste quimioterápico. 7. A cocaína é um alcalóide extraído a partir das folhas da coca, usada como anestésico local e, ilegalmente, consumida como estimulante do sistema nervoso central. O uso da cocaína pode levar à dependência física e provocar períodos de grande depressão. Sua ingestão pode ser letal, mesmo