Exercicios 2015 1
1º Pesquise um conceito de ciência, de preferência autoral (uma definição que tenha um autor). Compare esse conceito utilizado com o que discutimos em sala de aula (baseado em Mário Bunge, a propósito quem é Mário Bunge?). Agora, com suas palavras, o que é ciência, como ela pode ser útil ao seu dia-a-dia?
2º Pesquise sobre Karl Popper. Explique seu critério de falseabilidade.
3º Qual a diferença entre ciência formal e factual? Por que a matemática é uma ciência formal? Você consegue pensar em outros exemplos?
4º Discuta um problema que deveria ou é abordado por sua ciência. (Discorra de maneira clara, objetiva, como uma estudante universitária, ao longo de meia página).
5º Por que é difícil derrubar de maneira definitiva uma teoria?
6º O que é uma hipótese em um trabalho científico?
7º O que são modelos? Cite exemplos.
8º O que são assunções? Cite exemplos.
9º Explique o significado da afirmação: “Economia é uma ciência comportamental”.
10º Explique o sentido da metáfora da mão invisível.
11º Baseie-se em Smith para defender as privatizações. A segurança externa deveria ser privatizada? Mencione a controvérsia da Black Water em seu argumento.
12º Em que sentido o auto interesse (para não falar do egoísmo) pode ser tido como uma mola propulsora da economia? Interprete esta que é uma das observações mais famosas de toda Economia:
“Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos nosso jantar, mas de sua consideração por seus próprios interesses”.
13º Explique o conceito de mais-valia, ou mais-valor, como agora é traduzido o termo.
14º Qual o sentido da exploração em Marx?
15º Por que as sociedades ditas socialistas fracassaram, em sua opinião?
16º O que o raciocínio marginalista, segundo a teoria neoclássica?
17º Explique a suposição das expectativas racionais. Você concordaria com a tese de que o seu futuro é inteiramente fruto de suas ações e decisões? O que você será amanhã, o seu padrão de vida futuro, é consequência de