Exercicio " ética a nicômo"
545 palavras
3 páginas
Gabarito – Exercício1-Explique o significado etimológico de “ética” e “moral” e em seguida justifique uma possível distinção conceitual entre “ética” e “moral”.
Resposta: Etimologicamente a palavra Ética vem de ethos que se refere a morada, habitação(definição arcaica). Posteriormente ganhou o significado de hábito e costumes. Ética é a parte da filosofia que é ciência prática e normativa da moralidade das ações humana. Já a moral, é um conjunto de valores que determinam os hábitos e costumes de um povo, de um grupo social, em um determinado tempo/lugar.
2- Em que consiste a “felicidade” (“eudaimonia”) e a virtude (“arethé”) para Aristóteles.
Resposta: Felicidade para Aristóteles é a atividade consoante da natureza humana que o conduz a posse do bem supremo(sumo bem). A finalidade da vida humana é alcançar as virtudes, que são os hábitos operativos tornando o homem bom e as suas obras. (vícios são os hábitos maus que o levam a destruição). Para Aristóteles todo homem feliz é virtuoso, mas não necessariamente virtuoso porque é feliz. A virtude é um meio e não um fim, a finalidade da ética de Aristóteles não é só a virtude, é ser feliz, e a condição é ser virtuoso. Portando não basta ter virtudes para ser feliz se você não tem outros bens, não se tem virtudes, por exemplo, sem ter amigos.
Obs. Ama o outro como a si (é a ideia do alter ego). Autossuficiência não é egoísmo. Amando a si sente-se a necessidade de amar o outro, o bem que se quer para si faz com que se deseje para o outro.
3- No livro IX, cap. 9, da “Ética a Nicômaco”. Aristóteles discute se o homem feliz necessita ou não de amigos. Apresente ao menos um argumento em contrário à tese de Aristóteles e ao menos dois argumentos favoráveis à tese de Aristóteles com relação a necessidade de amigos virtuosos para a felicidade humana.
Resposta: ???
“4- Por que a teoria da justiça política, tal como exposta por Aristóteles no livro V, cap. 7, da Ética a Nicômano”, exige uma