Exercicio Responsabilidade Social - Fernanda do Nascimento
2013-2
Estudo de Caso
1) Informações da empresa:
1.1) Nome da Empresa: Estação Resgate
1.2) Ramo de atividade: Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e demolição (RCD)
1.3) Tempo de Mercado: 04 anos
1.4) Localização: SP, MG, GO e PE
2) Descrição do negócio.
É uma empresa que trabalha com reciclagem de resíduos da construção civil e demolição.
3) Diferencial competitivo relacionado á sustentabilidade (com fundamentação teórica).
É um modelo inédito de negócio no segmento de demolição, eles separam todos os materiais, entre outro que são doados para cooperativas locais. Segundo o texto Gestão Socioambiental – Responsabilidade e sustentabilidade do negócio, quanto a legislação ambiental, visa atender á regulamentação ambiental indica o reconhecimento do poder público e da sociedade. Proporciona melhor imagem da empresa, aumenta facilidades para comercialização e exportação além de aproximar o relacionamento com bancos e poder público. Também minimiza o risco de multas e custos com processos judiciais.
4) Inovações em sustentabilidade:
Noventa e cinco do material são transformados em “agregado reciclado”, que retorna aos canteiros de obra como areia, brita, pedrisco e ração (ou bica corrida).O material pode ser aplicado em Lages, vigas, piso e pavimentação das ruas.
5) Conclusão da equipe:
Concluímos que não trata-se apenas do trato dos resíduos e redução do consumo ambiental, mas sim da responsabilidade da empresa perante a sociedade, visto que a mesma além do tratamento especifico, visa o controle e oferece soluções sustentáveis e reaproveitamento do material de demolição que poucas empresas hoje realizam tal atividade.
6) O que foi aprendido com o estudo de caso:
Conseguimos agregar muito conhecimento com este caso, visto que o mesmo nos mostrou que o material de demolição que antes era colocado de qualquer forma e em qualquer lugar, agora é dado um