Exercicio de maquinas eletricas
1. Uma bobina com 500 espiras circulares com raio igual a 4,0 cm é colocada entre os pólos de um grande eletroímã onde o campo magnético é uniforme e forma um ângulo de 60º com o plano da bobina. O campo magnético diminui com uma taxa igual a 0,200 T/s. Qual é o módulo e o sentido da fem induzida?
2. Uma espira circular com 12,0 cm de raio orientada no plano xy é colocada numa região onde há um campo magnético uniforme de 1,5 T, orientado no eixo z positivo. Determine a fem média que será induzida na espira quando ela for removida da região do campo num intervalo de tempo de 2,0 ms.
3. O rotor de um pequeno gerador é constituído por uma bobina chata de seção reta com 120 espiras quadradas de lado igual a 1,60 cm. A bobina gira em um campo magnético de 0,075 T. Qual será a velocidade angular da bobina se a fem máxima produzida for igual a 24,0 mV?
4. Uma barra metálica com 1,50 m de comprimento é puxada para a direita a uma velocidade constante de 5,0 m/s. O campo magnético vale 0,750 T. A barra desliza sobre trilhos metálicos paralelos conectados através de um resistor de 25,0 Ω, como indica a figura abaixo. A resistência da barra e dos trilhos pode ser desprezada.
a) Calcule o módulo da fem induzida no circuito. Determine o sentido da corrente b) Induzida no circuito
c) Utilizando a força magnética sobre as cargas na barra que se move,
d) Usando a lei de Faraday e
e) Usando a lei de Lenz.
f) Calcule a corrente através do resistor.
5. Um campo magnético uniforme B é perpendicular ao plano de uma espira com 10,0 cm de diâmetro, formada por um fio com 2,5 mm e uma resistividade
de 1,69 x 10-8 Ωm . Qual deve ser a variação de B para que uma corrente de 10
A seja induzida na espira?