Exemplo
MUROS DE ARRIMO DE CONCRETO ARMADO Nos muros de arrimo de concreto armado, as solicitações de empuxo são. equilibradas através da armadura da estrutura, sendo a maior solicitação presente na base do muro. Neste caso, o próprio solo contribui para a estabilidade do muro devido à sua. geometria.
“São compostos basicamente de duas lajes de concreto armado: a laje vertical, considerada engastada na base com o extremo superior em balanço e a laje horizontal, que se apóia no terreno, com a finalidade estrutural de equilibrar o empuxo e servir de sapata.” DOMINGUES (1997).
MOLITERNO (1982) diz que muros com perfil “L” são recomendados para altura até 2,00 m e os muros de perfis clássicos, para alturas de 2,00 m a 4,00 m. Para alturas de 4,00 m a 6,00 m, são recomendados muros atirantados ou cortinas atirantadas, que requerem mão de obra especializada e equipamentos específicos para a perfuração do solo com o objetivo de se executar a fixação dos tirantes metálicos e para a injeção de nata de cimento de alta resistência inicial e resistente a sulfatos (cimento ARI-RS), preferencialmente. Para muros de 6,00 m a 9,00 m, como no presente caso, são utilizados muros com gigantes ou contrafortes. (Moliterno, 1982)
DO PROJETO DE UM MURO DE ARRIMO
O projeto de um muro de arrimo se desenvolve pelos seguintes passos:
A. Determinação do empuxo
B. Pré-dimensionamento do muro de arrimo
C. Verificação da estabilidade do conjunto solo-muro (verificação quanto ao deslizamento, rotação e capacidade de resistência do solo).
D. Determinação dos carregamentos e dos esfórços solicitantes na estrutura
E. Calculo da armadura resistente
As dimensões são determinadas pela experiência do projetista ou por formulas empíricas. Para o estudo da estabilidade, deve-se ter conhecimento do peso especifico do solo, do ângulo de atrito interno e da coesão do solo, bem como das demais características, tais como o peso especifico do material do