Exemplo de Sinopse ("laraia")/ Análise do filme "Óleo de Lorenzo"
Faculdade Mineira de Direito
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Prof.
Aluno:
Data:
Cultura um conceito antropológico
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001
A busca pelo conceito e conseqüente definição do que é cultura,é algo típico do estudo da antropologia,e presente no livro. Que retrata o histórico do conceito de cultura,com suas definições mais importantes,apontando várias formas pela qual a cultura influencia o comportamento humano,social,e diversifica a humanidade.
ANÁLISE DO FILME “O ÓLEO DE LORENZO”
O filme “O Óleo de Lorenzo” é baseado em uma história real,que retrata a vida de uma família que é profundamente alterada após a revelação de um diagnóstico médico, em que é constatado que uma doença rara e degenerativa atinge um menino de apenas cinco anos,denominada adrenoleucodistrofia (ADL). A doença abalada a estrutura psicológica de seus pais, um casal de historiadores (Augusto e Micaela) que, frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamentos para uma doença desta natureza, começam a estudar e pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.
Lorenzo começa a apresentar problemas neurológicos, hiperatividade e falta de concentração, identificados primeiramente na escola, pelos professores. Estes, percebendo que o menino estava apresentando comportamento agressivo com os colegas, resolveram comunicar aos pais, os quais não entendiam o que estava acontecendo e resolveram procurar ajuda médica. Para sua surpresa e desagrado, o filho único do casal Augusto e Michaela Odone, foi diagnosticado pelos médicos como portador de uma rara doença conhecida como Adrenoleucodistrofia, ou ALD, incurável e degenerativa, que atinge o cérebro, eliminando uma camada de proteção dos neurônios chamada mielina, debilitando rapidamente o sistema nervoso