ExecucaodeRadiers Protendido
2855 palavras
12 páginas
42º CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO - TRABALHO II-B-026FORTALEZA – AGOSTO DE 2.000
EXECUÇÃO DE RADIERS PROTENDIDOS
Simplicidade e Economia
Eng. Civil Eugenio Luiz Cauduro
Cia. Siderúrgica Belgo-Mineira
RESUMO
Pavimentos e pisos industriais e comerciais protendidos são feitos no Brasil ha mais de 30 anos, tendo sido utilizadas as tecnologias da protensão aderente com bainhas metálicas, e não aderente com bainhas de papel e betume.
Nos Estados Unidos, a tecnologia adotada desde o início da aplicação, foi a de cordoalhas engraxadas e plastificadas, método extremamente prático e de fácil aplicação. Num crescimento vertiginoso, hoje é a principal destinação das cordoalhas engraxadas e plastificadas naquele pais, superando em 50% o enorme mercado das lajes planas para edifícios (dados do PTI - Post-Tensioning Institute).
Começada a divulgação da tecnologia no Brasil, em um seminário para atualização tecnológica em protensão, para professores das Universidades Federais ocorrido em
Embu - SP em julho de 1996, o processo finalmente decolou na cidade de Fortaleza CE devido ao empenho, estudo e dedicação de engenheiros locais - sempre pioneiros em novas tecnologias.
Após testes acompanhados por laboratório, a Caixa Econômica Federal aprovou a utilização de lajes radiers nas fundações de conjuntos habitacionais populares, por sua simplicidade, rapidez e segurança. A construtora vencedora da primeira licitação alterou seus planos iniciais de executar as fundações pelo processo tradicional, e adotou o novo processo por suas flagrantes vantagens técnicas e econômicas.
Na mesma Fortaleza já foram executadas as primeiras fundações tipo radier protendido com cordoalhas engraxadas, para edifícios residenciais de 2, 7, 12 e 15 andares. HISTÓRICO
Em 1996 tivemos a oportunidade de conhecer os radiers protendidos utilizados nas construções de casas e edifícios residenciais e comerciais dos Estados Unidos.
Um consultor americano, falando sobre o desenvolvimento do mercado de