Excipientes de especialidades farmacêuticas pediátricas com potencial para indução de reações adversas a medicamentos (ram)

574 palavras 3 páginas
EXCIPIENTES DE ESPECIALIDADES FARMACÊUTICAS PEDIÁTRICAS COM POTENCIAL PARA INDUÇÃO DE REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS (RAM)

Dayane de Oliveira Talarico1
Jéssyka Fernandes Novacki1
Marcela Hirumi Uchimura1
Talita Osielli Quaresma1
Wilson Torres Machado 1
Rita Cristina Martins 2

PÔSTER

RESUMO: Excipiente é qualquer substância, diferente do fármaco ou do pró-fármaco, que tem sua segurança avaliada e, a partir de então, pode ser incluída na forma farmacêutica com as seguintes intenções: auxiliar na sua absorção, distribuição, biodisponibilização e eliminação do mesmo, porém sabe-se que muitos medicamentos podem causar reações adversas e atribui-se esses efeitos ao princípio ativo em si, não dando importância aos excipientes, que podem causar certas intolerâncias em pessoas com hipersensibilidade aos mesmos. O objetivo do trabalho foi analisar a presença de excipientes potencialmente indutores de RAM (Reações Adversas a Medicamentos) em especialidades farmacêuticas pediátricas, devido ao grande número de produtos registrados, optou-se por aqueles dispensados mediante prescrição médica no período de Janeiro a Abril/13 em uma farmácia comunitária da cidade de Ji-Paraná, no estado de Rondônia. Foram analisadas 150 prescrições médicas e listados os produtos mais vendidos na referida farmácia para análise. A detecção dos excipientes ocorreu a partir da consulta bibliográfica para a coleta de informações quanto à composição da fórmula farmacêutica dos produtos, realizada em Abril/13, sendo utilizadas para essa etapa as seguintes fontes de informação: Dicionário de Especialidades Farmacêuticas, sites SAC do laboratório produtor, e ficha técnica disponível no site da ANVISA. A identificação dos excipientes, possíveis causadores de RAM, foi realizada a partir de um levantamento em literatura nacional para a identificação dos excipientes de maneira geral e dos possíveis causadores de efeitos indesejáveis e seus riscos à saúde da população. Foram analisadas 34

Relacionados

  • Farmacotec
    4959 palavras | 20 páginas
  • farmacologia
    28556 palavras | 115 páginas
  • Will
    68982 palavras | 276 páginas
  • fármacos na atualidade
    91080 palavras | 365 páginas