Musica
ASSESSORIA PEDAGÓGICA
Página 1 de 7
SCIPIONE EDUCAÇÃO
FLAUTA DOCE
MÉTODO DE ENSINO PARA CRIANÇAS
PRÊMIO FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL 1993 CATEGORIA – O MELHOR LIVRO INFORMATIVO ALTAMENTE RECOMENDÁVEL
NEREIDE SCHILARO SANTA ROSA
2002 – Flauta Doce
21/06/05
ASSESSORIA PEDAGÓGICA SCIPIONE
Página 2 de 7
APRENDENDO A TOCAR FLAUTA DOCE ATIVIDADE PARA MÚSICA E ARTES
Esta atividade introdutória com flauta doce soprano é dirigida a crianças a partir de 6-7 anos de idade. Pode ser realizada sob a orientação de pais ou professores. Não exige conhecimentos prévios ou domínio do instrumento. Os objetivos são familiarizar a criança com a flauta e capacitá-la a reconhecer o nome dos sons e a tocar algumas canções folclóricas.
Conhecendo o instrumento
Para tocar a flauta doce, sopramos na boquilha. O ar que sopramos passa pela abertura e pelos orifícios e produz som. Veja a figura. Temos de usar os dedos também. Com os dedos tapamos alguns orifícios e, assim, produzimos sons variados.
21/06/05
ASSESSORIA PEDAGÓGICA SCIPIONE
Página 3 de 7
Observe na figura como segurar a flauta doce. Nesta posição o ar sai na direção certa e não precisamos fazer força para respirar. Ao tocar, a respiração também é importante: aspire o ar pelo nariz e solte-o pela boca, suavemente. A boquilha fica sobre o lábio inferior. Não é preciso enfiá-la dentro da boca. Feche bem os lábios em torno da boquilha para que o ar não escape pelos lados.
Fazendo uma experiência
Lembre-se do que você aprendeu e experimente soprar a flauta. Apenas sopre na boquilha, sem se preocupar com os orifícios. Primeiro com força. Depois suavemente. Repita várias vezes. Quando começar a tocar, sempre diga “tu” baixinho. A sua língua vai ficar na posição correta para assoprar. Experimente com esta canção:
21/06/05
ASSESSORIA PEDAGÓGICA SCIPIONE
Página 4 de 7
Aprendendo a usar os dedinhos
A flauta doce tem oito orifícios. São sete na