exames preventivos
A principal importância é prevenir a doença. Os exames laboratoriais hoje são usados com várias finalidades: tratar, fazer o diagnóstico, fazer o acompanhamento do paciente, coletar dados epidemiológicos. Mas a principal função é prevenir doenças. Consegue-se hoje com exames laboratoriais prevenir quase todo tipo de câncer, fazendo o diagnóstico na fase inicial. Todo exame que se detecta no início tem chance de quase 100% de cura. A diabetes, os cânceres, doenças coronarianas, que são as doenças que mais matam no mundo, elas podem ser prevenidas hoje com simples exames laboratoriais.
Os principais exames preventivos (um conjunto de check-up):
Hemograma (detectar anemias ou processos infecciosos, problemas de coagulação sanguínea, quando se fala em plaquetas).
Dosagem de glicose (glicemia de jejum, avaliar a possibilidade de pacientes com diabetes e existem outros exames importantes para fazer o diagnóstico de diabetes também).
Exame de colesterol e triglicerídeos, para prevenção de doenças cardíacas, arteriosclerose (entupimento das veias e artérias por acúmulo de gordura). HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim).
Exame de urina (detectar infecção, ou função renal).
Exame de creatinina (muito importante, avalia a função do rim).
Exames de tireoide (hipotireoidismo, hipertireoidismo).
Além de outros não citados aqui.
Em muito destes exames, as pessoas não têm sintomatologia no início. Por isto que as pessoas deixam de fazer o exame de maneira preventiva. Depois terá que fazer o exame de maneira curativa, por não ter tido o cuidado de fazer o exame no início.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de colo do útero, ao lado do câncer de mama, é um dos grandes responsáveis por mortes nas mulheres. Somente em 2012, a previsão é de que nada menos do que 52 mil novos casos de câncer de colo do útero surjam, o que aumenta a importância de se fazer a prevenção. Esse cuidado, quando feito precocemente,