exame radiografico
THE
IMPORTÂNCIA DO EXAME RADIOGRÁFICO PARA O
DIAGNÓSTICO DE FRATURAS RADICULARES
IMPORTANCE OF THE RADIOGRAPHIC EXAM FOR THE DIAGNOSIS OF ROOT FRACTURES
Priscila Rios Falcão Borba1
Carlos Matheus Mangelli Junior2
Flávio Ricardo Manzi3
Resumo: As fraturas radiculares possuem prevalência relativamente baixa em relação aos traumatismos dentários, mas é de grande relevância para a vida clínica odontológica. Muitos profissionais se encontram despreparados á concluir um diagnóstico correto para este tipo de lesão, o que pode influenciar negativamente no seu prognóstico. Contudo este artigo tem o objetivo de mostrar a importância do exame radiográfico como método auxiliar de diagnostico, lembrando-se sempre de associar o clínico e o histórico do caso, para que se possa instituir o tratamento adequado e obter assim o prognóstico favorável para o elemento dental envolvido.
Unitermos: Fraturas radiculares, diagnóstico radiográfico, traumatismo dentário.
INTRODUÇÃO
As fraturas radiculares, assim como qualquer lesão nos tecidos duros exigem, para o correto diagnóstico, um apurado método de localização para determinar sua extensão e possibilidades terapêuticas.
Este processo de diagnóstico deve incluir uma avaliação completa do histórico do caso, exame clínico, assim como uma avaliação da estrutura dentária e óssea. Para tanto se faz necessário o apoio de uma técnica radiográfica adequada, já que muitas vezes devido à inclinação da fratura ou ao deslocamento dos fragmentos, a sua localização é conseguida depois de repetidas tomadas radiográficas (Aun et. al., 1995).
Segundo Boussada et al. (1996), as fraturas radiculares ocorrem de duas maneiras: transversal e vertical. As duas formas possuem etiologia distinta; as transversais ocorrem por traumatismos e as
1
2
3
verticais ocorrem por trauma oclusal em dentes posteriores tratados endodonticamente com ou sem presenças de pinos; estas apresentando problemas tanto para o