evoluções da arte visuai

990 palavras 4 páginas
12/03/2013
Evolução das Artes Visuais
Romantismo (emoção, religião, pessimismo)
Iluminismo
Idealismo
Características:
Egocentrismo.
Subjetividade e sentimentalismo.
Idealização do amor, da mulher e do herói.
Escapismo: tempo, espaço, loucura, morte.
Natureza: cumplicidade com o artista.
Sociedade versus indivíduo.
Liberdade de criação.
Artes plásticas: Delacroix; Delaroche; Flandrin e Géricault.
--------------------------------------------------------------------------------
Romantismo: A Estética do Coração
O Romantismo foi uma das maiores revoluções atravessadas pela arte.
A crise política, moral e econômica atravessada pela Europa fez ruir vários referenciais importantes que nortearam a ótica do homem até então. Esse desvanecimento de perspectivas motivou uma busca que gerou um movimento rico e diversificado, tanto formal quanto conteudisticamente.
A falência do racionalismo e a ausência de parâmetros fizeram com que os românticos buscassem nos sentimentos e no próprio eu as referências para viver, resultando daí o caráter egótico (de culto ao “eu”) e a subjetividade do movimento.
A natureza é retomada não como simples cenário, como ocorria no Arcadismo, mas como cúmplice do dos sentimentos do artista, como expressão de seu estado de espírito. Assim, se Ele está deprimido, tudo em redor está hostil, tempestades se avizinham, a Lua melancólica emoldura sua tristeza, a escuridão prevalece sobre a luz. Se está alegre, o sol brilha, os pássaros esvoaçam, as flores desabrocham.
Misticismo: o gosto pelo sobrenatural e a postura espiritualista, foram uma maneira de transcender a angústia, as incertezas de um tempo marcado pelo caos, pelo conflito.
Panteísmo: pan – “tudo/todo” e Téo “Deus” = tudo é manifestação de Deus.
Liberdade de criação, rebelando-se contra quaisquer regras, modelos ou imposições feitas à expressão artística. O caos apodera-se das normas e as subverte, e o resultado é inovador e interessante.

Pintura
A pintura foi o

Relacionados