Evolução
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
Discente: Abraão Romão Batista
Sequência Didática
1. Cronograma: 4 aulas
2. Título: Introdução ao estudo das Teorias Evolutivas
3. Situação-problema:
João e Maria foram visitar um zoológico e ficaram intrigados com as diferenças existentes entre os bicos das aves que eles observavam. Então João, cheio de dúvidas, pergunta: Maria, os animais sempre tiveram a mesma forma desde que surgiram? Ah... e como eles surgiram? Por que os bicos das aves são diferentes? O que deve ter acontecido para que eles ficassem diferentes?
4. Introdução
O estudo da evolução biológica compreende a articulação de vários eixos dentro da biologia o que mostra sua importância dentro do conteúdo do Ensino Médio. Meyer e EL-HANI (2005) afirmam:
A evolução biológica é comumente apontada como eixo norteador e articulador das Ciências
Biológicas por se configurar como elemento indispensável para a compreensão adequada de grande parte dos conceitos e das teorias que constituem essas ciências.
Considerado a enorme polêmica relativa à teoria da evolução, principalmente no que diz respeito ao seu embate com o criacionismo, é fundamental que o estudo das teorias evolutivas passe pelas ideais do
“pensamento evolutivo” do ser humano, apontando as principais ideias existentes na época do lançamento da teoria da evolução.
5. Objetivos
Introduzir as ideias sobre o “Pensamento Evolutivo”;
Apontar as principais ideias do pensamento lamarckista e darwinista sobre evolução;
Diferenciar os pensamentos de Lamarck e Darwin a respeito da seleção natural;
Identificar os mecanismos da seleção natural;
Explicitar os fatores que levam a variação das espécies;
Compreender as contribuições para biologia do pensamento evolutivo.
6. Estratégias
6.1. 1º Momento
a) Sensibilização sobre o tema: Apresentação de imagens com espécies animais em ambientes e períodos diferentes, dialogando com os alunos e