Evolução histórica da computação
“Ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação”
História da computação.
A história começa há cerca de 2000 a.C., com o ábaco, objeto o qual era formado por fios paralelos e nestes haviam contas, as quais de acordo com a sua posição indicavam a quantidade a ser trabalhada.
Passados muitos anos, mais precisamente em 1610/17 temos o surgimento dos Napier´s Bones, objeto produzido pelo escocês John Napier, se caracteriza por ser uma tabela móvel de multiplicação, objeto o qual teve grande influência para a invenção da régua de cálculo, esta criada em 1621 por William OughtredCuriosidade:
Como utilizá-los: http://www.geo.tudelft.nl/mgp/people/gerold/indnap.htm#napier
Logo em 1641/47 temos a Pascaline, invenção de Blaise Pascal, esta podia somar e subtrair e funcionava por meio de engrenagens mecânicas semelhantes a um odometro. Em 1671/73, o matemático alemão Gottfried von Leibniz adicionou à máquina de Pascal os recursos de multiplicação e divisão.
Em 1820, foi criado o Arithmometer, primeira máquina de calcular que teve sucesso comercial: até 1850 venderam-se cerca de 1500.
O inglês Charles Babbage conseguiu financiamento do governo inglês para desenvolver o que chamou de máquina diferencial (1822 a 1834), mas ela nuncafuncionou. Não satisfeito começou o desenvolvimento de uma máquina analítica mas esta nunca foi concluída pois ele veio a falecer antes, em 1871.
Em 1854, George Boole publica An Investigatio of the Laws of Thought e, com sua Álgebra Booleana estabelece os princípios binários, onde as variáveis assumem apenas valores 0 e 1 (verdadeiro e falso), que passou a ser utilizada a partir do início do século XX e são utilizados até hoje.
Todas essas máquinas, porém, estavam longe de serem consideradas um computador, pois não eram programáveis. Isto quer dizer que a entrada era feita apenas de números, mas não de instruções a respeito do que fazer com os números.
Primeiras empresas
Em 1880,