Evolução dos seres vivos segundo "construindo o planeta terra"
Até onde sabemos, a Terra é o único planeta do universo onde existe vida. Para entender esta trajetória é preciso voltar no passado mais distante; voltar no tempo; no momento em que a Terra Nasceu, para descobrir porque tudo e todos nós estamos aqui.
O vídeo da National Geographic mostra uma aventura por tempos de gigantes até o surgimento dos humanos.
Tudo o que é contado relata 4.500 milhões de ano de história, com períodos de temperaturas extremamente altas e eras do gelo até a aparição do ser humano. Imagens de computação gráfica mostram os momentos mais dinâmicos e fascinantes da história da Terra como nunca foi visto antes.
Na verdade, os primeiros seres vivos foram bactérias unicelulares que pareciam brotar do fundo do mar. A Terra começou a despertar e passou a ser um lugar diferente. Neste momento 600 milhões de anos atrás, a atmosfera estava mais quente e a sensação era de um dia de verão.
Ao longo de bilhões de anos esta estrutura simples foi se desenvolvendo e deu origem à coluna vertebral que nos mantém eretos.
Surge uma erupção de basalto, um enorme manto de magma que surgiu das profundezas da terra empurrando magma pela crosta terrestre. O exuberante paraíso agora é o inferno sem vida e os seres vivos do local estão mortos, eles são as primeiras vítimas da grande extinção em massa que o mundo já presenciou. Após o trauma da extinção em massa o planeta foi cicatrizando, as temperaturas foram estabilizando, a chuva ácida foi sendo neutralizada e a vegetação cresceu novamente.
Com 95% da vida na terra extinta o caminho estava aberto para o aparecimento de uma nova espécie, uma que iria dominar o planeta como nunca antes nem depois, os dinossauros.
Os dinossauros repovoam a Terra, porém nenhuma espécie foi capaz de domar esse incansável planeta. A 190 milhões de anos o supercontinente Pangeia se separou e formou um novo oceano chamado Tétis. Cada litro de combustível dos carros, cada pedaço de plástico