Evolução dos mamiferos
Com a extinção dos dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos, o rumo da evolução foi modificado, abrindo caminho para a multiplicação da classe mais evoluída de vertebrados, os mamíferos (possuidores de mamas).
Árvore genealógica simplificada dos ancestrais dos mamíferos.
Os tetrápodes (Tetrapoda) constituem uma superclasse de vertebrados terrestres, possuidores de quatro membros.
Os anfíbios constituem uma classe de animais vertebrados, pecilotérmicos que não possuem bolsa amniótica agrupados na classe Amphibia. A característica mais marcante dos seres vivos da classe é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções.
Os amniotas são um grupo de vertebrados tetrápodes que incluem os mamíferos, os primeiros vertebrados completamente terrestres eram amniotas.
Sauropsídeos é um grupo de amniotas que inclui todos os répteis existentes e aves e dos seus antepassados fósseis, incluindo os dinossauros, os ancestrais imediatos de aves. Sauropsídeos se distingue de Therapsidas, mais comumente chamado terapsídeos, que inclui os mamíferos e os seus antepassados fósseis.
Os fósseis terrestres do começo do Permiano indicam que um grupo sinápsida, os pelicossauros, foram os vertebrados terrestres mais comuns e incluíam os maiores animais terrestres de seu tempo.
Os pelicossauros são ancestrais distantes dos mamíferos, já que deles descenderam os ancestrais imediatos dos mamíferos, os terapsídeos.
Deles derivaram os mamíferos. Os Terapsídeos eram carnívoros agressivos com inúmeras características anatómicas de mamíferos, principalmente no que se refere ao crânio, dentes e estrutura dosmembros.